quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Regra de Galileu
No caso do movimente uniforme variado do corpo, o caso especial é quando o corpo parte do repouso. Nesse caso a velocidade do corpo inicialmente é igual à zero, com isso podemos afirma que a função horaria do movimento é a seguinte:
                              V= a t
Nesse caso vamos ter uma reta afim partindo do ponto de origem como mostra a imagem abaixo:
                   

Como já foi visto a área compreendida entre o diagrama e o eixo do tempo é igual numericamente ao deslocamento do móvel.
De acordo com a propriedade das áreas do gráfico (v x t), e sabendo que x é valor numérico da área de cada pequeno triangulo, temos que chegar a seguinte conclusão:- que num estante de 0 a t, o móvel se deslocou x, já no tempo 2t  ele se deslocou 3x , no tempo 3t ele se deslocou  5x e assim sucessivamente. Desta forma podemos relatar a lei que ficou conhecida com Regra de Galileu:
“Um móvel que parte do repouso e realiza movimento uniformemente variável sofre deslocamento proporcionais de a sequencia dos números impares em intervalo de tempo iguais e consecutivos”.


                                              Por: Mariana Kalil

Fontes:

pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_corpos_em_queda
Portal Positivo


sábado, 10 de novembro de 2012

Como funcionam os airbags ?

Há muito tempo, o velho de segurança era o único sistema de retenção passiva existente em nossos carros. No início, surgiram controvérsias sobre sua segurança, especialmente em relação às crianças. Mas com o tempo­ os Estados Unidos adotaram leis compulsórias para o seu uso. Estatísticas mostram que o uso do cinto de segurança tem salvo milhares de vidas que poderiam ser perdidas nos acidentes.

Como os cintos de segurança, os airbags (bolsas infláveis macias que amortecem o impacto) estão sendo desenvolvidos há anos. A primeira patente de um dispositivo capaz de diminuir o impacto de aterrissagens forçadas de aviões foi requerida durante a Segunda Guerra Mundial. Os primeiros airbags comerciais em automóveis apareceram nos anos 80.

Os air bags, ou almofadas infláveis, protegem as pessoas nos casos de acidente: ejetados do volante ou do painel, se enchem de nitrogênio instantaneamente. O sistema de air bag é formado por sensores eletrônicos, um inflator para produzir nitrogênio e a almofada em si.

Os air bags podem salvar vidas, mas apenas em colisões frontais, sem substituir os cintos de segurança e as ombreiras.



Os carros contam com diversos componentes, incluindo o carro em si, objetos soltos no seu interior e, claro, passageiros. Se esses objetos não estiverem seguros, eles continuarão a mover-se, independente da velocidade em que o automóvel esteja e até mesmo quando ele for parado devido a uma colisão. 
Para acabar o momento de um objeto, é necessário que uma força atue sobre ele por um certo período de tempo. 

Quando um automóvel colide, a força necessária para parar um objeto é muito grande porque o momento do automóvel mudou instantaneamente, enquanto que o do passageiro não mudou - não há muito tempo para agir. A meta de qualquer sistema de retenção complementar é ajudar a parar o passageiro com o mínimo de dano possível. A função de um airbag é zerar a velocidade do passageiro com pouco ou nenhum dano. As limitações com as quais o airbag opera são enormes, e ele dispõe apenas do espaço entre o passageiro e o volante ou painel e uma fração de segundo para agir. Contudo, estes espaços e tempos mínimos são preciosos caso eles permitam desacelerar o passageiro de maneira uniforme, em vez de interromper seu movimento bruscamente.

O airbag possui três componentes que o auxiliam em sua tarefa:

  • A bolsa, que é feita de um tecido fino de náilon, o qual é dobrada dentro do volante ou painel ou, em carros mais modernos, no interior do encosto do banco e da porta.
  • O sensor, que é o dispositivo que envia o comando para inflar a bolsa. Eles recebem essa informação através do acelerômetro, existente em um microprocessador.
  • O sistema de inflação do airbag consiste na reação da azida de sódio (NaN3) reagir com o nitrato de potássio (KNO3) para produzirgás nitrogênio. São os fortes deslocamentos de nitrogênio quente que inflam o airbag.

Por : Letícia Oliveira

Fontes : http://www.estradas.com.br/materia_air_bag/materia_air_bag.htm
http://carros.hsw.uol.com.br/airbag.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/air-bag.php




     Profissões e suas analisa dos gráficos

Existem diversas profissões que precisam analisar gráficos, entre elas ,os profissionais da bolsa de valores chamados de analistas que realizam diversos estudos para saber qual é o melhor momento para vender ou compra determinada ação de uma empresa. Uma das analises mais utilizadas é a grafia.

                              


                           

Na medicina não é raro ver os profissionais analisarem gráficos para poderem apresentar um diagnostico para um paciente. Isso ocorre nas analises de eletrocardiogramas, eletroencefalograma, ecografias e vários outros exames.
                              

                                      

No caso das diversas Engenharias os profissionais dependem muitas vezes de analise de gráficos e se não saberem interpretar o que leem, terão vários problemas na colocação dos seus projetos em pratica.
                                          
                                      

                                     

        Por isso não é de se espantar que a Física tenha suas variações representadas graficamente. Essa é uma forma eficiente para comunicar o que se deseja de forma mais clara e coesa.                  


                                                                                    Por: Mariana Kalil

Fontes:
Portal Positivo


                   Olha a colisão aí!


Duas pessoas morreram dia 08 em um acidente de carro na BR-101, os veículos foram um Fiat Strada de placa policial com um veiculo da Gol. Isso não é caso muito raro, hoje em dia ocorre muitos casos como esse e a Física é muito eficiente para descobri quem é o verdadeiro copado.

                           

Para entender melhor como funciona esse procedimento vamos analisar alguns tipos de colisões principalmente os de origem unidirecionais.
Colisões Unidirecionais Frontais:
Vamos analisar o caso de uma colisão dos corpos A e B .
Antes do choque:
                   
Depois do choque:
                           
Entre a colisão de dois corpos as forças externas são desprezíveis, devido a isso os sistemas são mecanicamente isolados.
                             
                                   
Obs.: As velocidades devem ser colocadas na equação dada com seus respectivos sinais. No nosso exemplo, se a orientação da trajetória for para a direita, temos VA > 0, VB < 0, V’A > 0 e V’B > 0.
Coeficiente de restrição:
Antes de choque os corpos A e B se afastam com a velocidade de afastamento que pode ser achada pela seguinte equação.
                                                 Vap = VA – VB

Segui com a explicação de minha colega ai a baixo.....


                                                                                            Por:Mariana Kalil

Fontes\;




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Em xeque: Os raios de maior energia no Universo
 

Ate pouco tempo acreditávamos que as erupções de raios gama eram o maior vento de energia em todo o Universo, mas um estudo publicado pela revista científica “Nature” pode mudar esta concepção.

As erupções de raios gama são explosões que acontecem em galáxias distantes e liberam enormes quantidades de energia. Descobriu-se utilizando o IceCube - um “telescópio de neutrinos” localizado na Antártica, que possui mais de 5 mil sensores óticos dentro de uma região de um quilômetro cúbico, para medir a direção e a energia de partículas chamadas múons que se colidem com o gelo - que o fluxo de partículas associadas ao surgimento das erupções de raios gama é, pelo menos, 3,7 vezes menor do que se previa.

Portanto, a descoberta põe em xeque: se estas erupções são responsáveis pelos raios cósmicos de maior energia no Universo, ou se elas produzem muito menos neutrinos do que a teoria previa.  

Por: Marina Assis 


Descoberta: Proteína envolvida com o vício em cocaína e crack


Uso de drogas tem se tornado alvo de pesquisas de muitos cientistas, que felizmente estão progredindo. Como á descoberta de uma proteína envolvida com o vicio em cocaína e crack, no entanto os resultados ainda são iniciais e os cientistas precisam fazer muitas mais pesquisas antes que eles possam ser aplicados em humanos.

Até pouco tempo todos sabiam que o consumo da droga aumentava a atividade na região cerebral ligada ao prazer e à recompensa, e descobri-se que a cocaína e o crack diminuem a atividade da proteína Rac1, o que parece promover as respostas comportamentais ao uso da substância.

Portanto, a inativação dessa proteína aumenta a atividade e a densidade dos neurônios induzindo ao vício, já a sua ativação bloqueia o efeito da exposição repetida à droga. O que mostra o caminho para um futuro tratamento mais eficaz que os atuais. 

Por: Marina Assis   

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Impulso 


Vamos aplicar o conceito de impulso no nosso dia a dia, para isso vamos usar como exemplo duas crianças e um skate. 
                                                                                                                                                                Vamos considerar uma das criança sentada em um skate e a outra criança o empurra, durante a brincadeira a criança que empurra exerce uma força durante um determinado intervalo de tempo e conseqüentemente a criança empurrada sofre um impulso, esse impulso só ocorre enquanto a criança no skate estiver sob a ação da força exercida pelo seu colega, então o impulso é uma grandeza que depende da força aplicada e do tempo em que ela é exercida, e por ser uma grandeza vetorial sua orientação (direção e sentido) sempre será a mesma da força aplicada, como na imagem a baixo: 


Portanto, como a intensidade da quantidade de movimento é determinada pelo produto da massa da criança - do skate - pela velocidade por ele obtida, podemos concluir que se a intensidade da velocidade aumenta, então o impulso provocou uma variação na quantidade de movimento, nos levando ao Teorema do Impulso que diz que o Impulso de uma força é igual à variação na Quantidade de Movimento.   
                                                                                                                                                                            Por: Marina Assis