quinta-feira, 8 de março de 2012

Lei da Gravitação Universal.

A partir dos estudos de Galileu Galilei, começou-se a acreditar que os movimentos dos corpos na Terra e dos corpos celestes (planetas) obedeciam a leis universais. Isaac Newton, baseando-se no estudo dos movimentos da Lua e dos planetas e elaborou a base teórica que deu origem à Lei da Gravitação Universal: Matéria atrai matéria na razão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado da distância. Assim dois corpos quaisquer se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado dadistância entre seus centros de massa.

Lei da Gravitação Universal de Newton

A intensidade da força de atração é a mesma em ambos os corpos, independente dos valores de suas massas e pode ser determinada pela expressão:

Lei da Gravitação Universal de Newton

em que G tem um valor constante e é denominada: constante da gravitação universal. Seu valor, medido experimentalmente, é:

G = 6,67 · 10–11 N·m2/kg2


Pelo fato de esse valor ser muito pequeno, é necessário que a massa de pelo menos um dos corpos seja muito grande para que percebemos a força gravitacional entre eles. Quando um corpo encontra-se próximo à superfície da Terra, a força-peso ou, simplesmente, peso, aplicada pela Terra, prevalece sobre outras forças gravitacionais de corpos próximos, pois a massa da Terra sempre é muito maior que a massa desses corpos. A constante da gravitação universal G não deve ser confundida com a aceleração da gravidade
local g, pois está, entre tantas razões:

• varia conforme a altitude e a latitude local;
• varia de planeta para planeta, ou de estrela para estrela;
• é uma grandeza vetorial.


2. Gráfico F = f(d)


Variando-se somente a distância d entre os dois corpos, observamos uma variação na intensidade F da força gravitacional. Como F · d2 = G · M · m (constante) então a curva correspondente ao gráfico F x d é uma hipérbole quadrática.

Lei da Gravitação Universal de Newton

Exercícios Resolvidos:

01. (UFMA-MA) Seja F a força de atração do Sol sobre um planeta. Se a massa do Sol se tornasse três vezes maior, a do planeta, cinco vezes maior, e a distância entre eles fosse reduzida à metade, a força de atração entre o Sol e o planeta passaria a ser:
a) 3 F


b) 15 F


c) 7,5 F


d) 60 F


Resolução: A força de atração do Sol é : F=GMm/d2


Com as alterações, a nova força de atração F’ passaria a ser F'=G3M5m/(d/2)2=60GMm/d2


Assim, temos: Resposta: D



02. Dado o gráfico F x d, representativo da intensidade F da força gravitacional entre dois corpos, em função da distância d entre seus centros de massa, determine os valores de F e d assinalados no gráfico.

Lei da Gravitação Universal de Newton



Resolução: Como as massas dos corpos permanecem constantes, então: F · d2 = G · M · m = constante, e assim: F · 22 = 1 · 122 , ou seja, e 4 · d2 = 1 · 122 , ou seja, d2 = 36, então: F=36N


Postado pela Turma do Blogger.

Um comentário:

  1. Olha, nas próximas postagens passem a observar com cuidado a maneira como os números são colocados em fórmulas. Por exemplo, onde tem: d2, na verdade é d (ao quadrado). Isso pode confundir um pouco. De preferências, se vcs estiverem sentindo dificuldades em colocar assim, postem em forma de imagem.

    E não se esqueçam da fonte.

    Percebi infelizmente que houve cópia fiel aqui do local de onde vcs tiraram a postagem, uma pena viu.

    ResponderExcluir