quarta-feira, 28 de março de 2012

                                                     O SURGIMETO DA LEI DAS ESTRELAS

A Astronomia é a mais antiga das ciências e tem como significado de seu nome lei das estrelas. Descobertas arqueológicas tem fornecido evidencias da observação astronômica entre os povos pré-históricos e não é segredo que durante milhares de anos a humanidade buscou o conhecimento sobre o espaço e a situação da Terra, seja para se orientar em um caminho a percorrer ou para plantar, colher... ou para uma crenças religiosas. Desde o século 17 as descobertas e o entendimento se tornaram mais rápidos aprendemos mais sobre o espaço neste século do que em qualquer outra época. Atualmente o astrônomo não é uma pessoas que trabalha em vários campos da ciência, mas um especialista que se concentra em aspectos específicos da pesquisa astronômica.       
A origem da astronomia está na pré-histórica há registros datados de 50.000 anos, através de pinturas rupestres, esculturas, túmulos, gravações em pedras e artefatos construídos com rochas datados de 3.000 a.C. que geralmente marcam o nascimento do Sol, Lua e algumas estrelas. Existem gravações em rochas que representam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor e o aglomerado de estrelas Plêiades. Algumas construções estão orientadas na direção do Sol nascente. A partir disso os povos da Mesopotâmia foram os primeiros a definir os conceitos de dia, mês e ano. Organizam os primeiros calendários, diferenciam os planetas das estrelas e desenvolvem métodos matemáticos para calcular os movimentos dos planetas e da Lua. No século IV a.C., com o surgimento da civilização grega, a astronomia ganha caráter mais científico, principalmente com o desenvolvimento da matemática e da física. Os gregos são os primeiros a afirmar que a Terra é esférica e realiza o movimento de rotação em torno do Sol, admitindo o heliocentrismo 15 séculos antes de Nicolau Copérnico. Entretanto, o conhecimento astronômico da Antiguidade é sintetizado na obra Almagesto, do grego Ptolomeu, que defende o Geocentrismo (a Terra é o centro do Universo) que foi aceito por mais de um milênio.
Muitos povos como os egípcios que por volta de 4.000 a.C. desenvolveram um calendário baseado no movimento celeste, que levou a previsão de eventos como os eclipses mesopotâmicos e gregos, que acabaram por nos deixar a ciência propriamente dita. No entanto, outros povos, como os índios brasileiros, também possuem sua Astronomia, com as suas constelações que nada têm em comum com as constelações imaginadas por aqueles povos. Os indianos dividiram o zodíaco em 12 partes, e referiam-se a divisões em harmonia com movimentos do Sol. Aryabhata foi o primeiro dos grandes astrônomos e matemáticos da era clássica da Indiana. Os árabes na Idade Média também foram dos mais notáveis: Abu'l-Abbas Ahmad ibn Muhammad ibn Kathir al-Farghani, escreveram sobre o movimento dos corpos celeste. Muitos outros povos como Sumérios, Assírios, Babilônios...  também contribuíram.  
Com o passar do tempo, com a invenção do telescópio, usado pela primeira vez no século 17, e a evolução da tecnologia ocorreu a evolução da astronomia para o que conhecemos atualmente, que tem como objetivo gerar conhecimento sobre o espaço em que vivemos, resgatando a condição racional da nossa espécie e buscando as razões para o evento da vida nesta dimensão. Cada vez mais os cientistas estão podendo trabalhar mais rapidamente, devido a tecnologia, e isso gera cada vez mais descobertas e cada vez mais questionamentos, e quem sabe no futuro teremos as respostas que tanto buscamos e a astronomia deixara de ser o grande mistério que impressiona e chama a atenção da humanidade, confesso que apesar da curiosidade ficaria triste e desapontada, pois não são as respostas que movem o mundo, e sim as perguntas.
Por tanto, a Astronomia recebeu contribuições de diversos povos, tenham elas sido consideradas mais importantes ou não, todas contribuíram para transforma a astronomia no que conhecemos atualmente.                           

Um comentário: