sábado, 28 de abril de 2012

Fontes de Energia


Entende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Fontes de energia, dessa forma são determinados elementos que podem produzir ou multiplicar o trabalho.
São fontes de energia o carvão, o petróleo, a agua,  a nuclear, a sol e o ar.

O carvão
O carvão pode gerar energia elétrica, mais também pode produzir gás de cozinha. Existe dois tipos de carvão o vegetal foito pelo homem e o mineral que possui menor poder calórico e tem uso industrial mais intenço.
Os recursos do carvão mineral aparecem em terrenos sedimentares especialmente os carboníferos.
O carvão e o mais abundante combustível fóssil do mundo, vem sendo usado pelo homem à mais de 2 000 anos.

                                

O petróleo
O petróleo já foi o elemento básico para a moderna sociedade industrial. Além de fornecer o combustível usado em usinas termelétricas, também é fonte de energia elétrica. Além disso, constitui matéria- prima importante, como o plástico, o asfalto, a borracha sintética e vários outras. São as  industrias petroquímicas que refinam o petróleo e fabricam os materiais a partir dele.

                                       

Energia hidrelétrica
As usinas hidrelétricas ganharam força a partir da 2ª Guerra Mundial com as construções de inúmeras usinas que  produzem eletricidade a partir da força da correnteza das águas.
A obtenção de energia elétrica depende de rios que possuem grande quantidade de queda-d`água. Por isso, são poucos  os países com potencial hidrelétrica.
A energia hidrelétrica apresenta grande vantagem sobre o petróleo, o carvão e a energia atômica, pois não provoca diretamente grande poluição e principalmente não esgotam.

        
 Energia nuclear
A energia nuclear baseia-se na fissão ou quebra do átomo, provocada por um nêutron. Quando um nêutron atinge o núcleo do átomo, este fica instável e acaba se dividindo em dois núcleos menores e mais três neutros.
Em cada fissão, há a liberação e enorme quantidade de energia, podendo ser convertido em energia elétrica.
A conversão de energia atômica em elétrica se dá por aquecimento da agua e, em seguida, com a utilização dos vapores para o movimento das turbinas.
Uma  alternativa nova e a troca da fissão , para a fusão nuclear, que consiste na colisão de dois átomos pequenos que formam um  nuclear maior.
                                                     
                                                        

Energia solar

A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa .
Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.A forma direta a luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade.
 A forma indireta ocorre construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.
Esse tipo de energia é pouco utilizado pois o custo é muito alto.


          

Energia eólica

Energia eólica é aquela utilizada pelo vento.Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa.
Para gerar essa energia são precisos grandes turbinas, em formato de cata ventos , essa movimentação das turbinas pelo vento gera a energia.


           


Gás natural;
             
                             
O gás natural é composto por misturas de hidrocarbonetos leves que submetidos a temperaturas ambientes e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza de duas formas distintas.Ele pode ser obtido através de jazidas ou através da queima de biomassa.


Geotérmica:


                                        

A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C. Geo significa terra e térmica corresponde a calor, portanto, geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra.


Energia das mares:

                                   Estação de energia das marés

A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.


Bicombustíveis:
 
                                          

Os biocombustíveis são combustíveis com fontes renováveis, obtidos a partir do beneficiamento de determinados vegetais, entre os quais podemos citar: cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros. 

Essa fonte de energia, de acordo com especialistas, é uma alternativa relativamente eficiente para amenizar diversos problemas relacionados à emissão de gases e, automaticamente, combater o efeito estufa.
                                             


Atualmente, a produção de energia a partir de produtos agrícolas é classificada em: etanol, biogás, biodiesel, florestas e resíduos. Em relação à produção do etanol, pretende-se obter totalmente a partir da cana-de-açúcar. O biogás é uma fonte de energia produzida de restos de matéria orgânica em fase de decomposição, como por exemplo, palhas, estercos, bagaços de diversos tipos de vegetais ou lixo. O biodiesel é uma fonte de energia obtida a partir do processamento de determinadas sementes, como de mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim e soja. Os óleos derivados desses vegetais podem ser usados integralmente ou agregados ao diesel (fóssil) em quantidades variadas. 


Gostaram da postagem e conseguiram entender direitinho cada fonte de energia, então cometa ai!

SOCIEDADE E ESPAÇO, geografia geral e do brasil, J. Willian Vesentinni. (livro)


2 comentários:

  1. Querido professor peso que releia esta postagem, pois colocamos todos as fontes de energia disponíveis em livros e seites na internet.Desde já nosso sincero obrigado.

    ResponderExcluir