quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os radares de transito e sua disseminação nas autovias brasileiras.

O que é um radar?
 O radar é um dispositivo que imite pulsos eletromagnéticos intermitentes por longas distâncias, e quando há algum objeto que reflita o pulso, a antena capta a resposta e consegue calcular imediatamente a distância em que estão os objetos.


                                         

Agora que você conhece o que é um radar de transito podemos aprofundar um pouco mais o assunto. Os radares são divididos de duas formas :fixos e móveis, sendo que cada um deles possui suas particularidades. Os mais comuns nas cidades brasileiras são os fixos, também conhecidos como “pardais”.


Os redares fixos:
 Pela a lei é obrigatório que tenha na estrada indicando que tem sensores na estrada para não pear  o motorista no susto .

Câmeras de captura:

As câmeras ficam ligadas o tempo todo, mas não armazena todas as informações . Quando um carro passa com alta velocidade a câmera paralisa a imagem e envia os pulsos até os computadores de medição, ai então que entra em cena os profissionais que realizam os cálculos e indicam as letras e números do automóvel. 

                                               


Computadores:
Os computadores são responsável por medir a velocidade dos automóveis se estiver dentro do permitido nada acontece,mas se estiver com excesso de velocidade a imagem é capturada e redirecionada para a central.

Sensores magnéticos:
Eles estão identificados no chão e são responsáveis por  enviar os pulsos até os computadores de medição, em que serão realizados os cálculos que indicam em quais velocidades os motoristas passam pela via.

                              


Radares móvel :

Esses radares são como aqueles utilizados pelos militares em busca de inimigo. Sempre acompanhado por um departamento responsável pela rodovia e funciona da seguinte maneira:
As “armas de radar” (aquelas que são empunhadas pelos policiais) emitem sinais de rádio para os carros. O tempo entre uma emissão e outra é constante, mas os reflexos não oferecem a mesma constância (a menos que o veículo esteja parado).

                 

Com isso , esses radares conseguem realizar os cálculos e fornecer a velocidade ao policial.Caso tenha ocorrido excesso de velocidade o motorista é multado na hora.
Esses são os tipos de radares que são usados no brasil.
Gostou e entendeu como funciona os radares? então deixe um comentário abaixo.

Fontes : http://www.tecmundo.com.br/infografico/10350-como-funcionam-os-radares-de-transito-infografico-.htm 





Nenhum comentário:

Postar um comentário