quarta-feira, 2 de maio de 2012

Quais velocidades atingem os veiculos espaciais?

A maioria dos veiculos espaciais são proporcionado pela liberação de gas pela parte posterior do veículo submetido a velocidades elevadas através de uma tubeira de laval , formando o que é designado como motor. A maioria ou todos usam os propursores quimicos .
Os foguetes espaçiais podem atingir cerca de 28.000km/h,mas para isso queimam muito conbustivel. A maioria dos foguetes queimam 1.210.0 L de combustível durante os primeiros 2 min. e 45 seg. de voo.Para isso, a parte do foguete é destinada a carga de combustível.
O primeiro estágio é o que carrega, geralmente, a maior parte do combustível, pois os instantes iniciais da subida são os que exigem maior uso de energia. A atmosfera é mais densa perto do solo (há mais atrito do foguete com o ar), a gravidade é maior na região próxima à superfície terrestre, e o peso do foguete é ainda grande (pois nenhum estágio se desacoplou e ele ainda carrega todo o combustível que vai ser queimado). O foguete Saturno V era um lançador de três estágios, sendo o primeiro impulsionado por querosene e os demais por hidrogênio líquido. Como mostrado na imagem abaixo:




                                                                 



Fontes:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA77IAA/ciencia-dos-foguetes
 http://www.infoescola.com/astronomia/onibus-espacial/

5 comentários:

  1. O que são esses estágios a que a imagem se referem?

    ResponderExcluir
  2. Explicamos o que significa cada ponto da imagem.De outra olhadinha.

    ResponderExcluir
  3. oq é velocidade de escape em um foguete ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a velocidade minima alcançada para que um foguete possa sair da atmosfera e não voltar mais, pois como sabemos ele é puxado para baixo pela força gravitacional. Então é necessário atingir a força de escape que é 40,320.

      Excluir