sexta-feira, 11 de maio de 2012


Você já sabia:Viagens no tempo   

Sempre imaginei como seria viajar no tempo, conhecer o passado e o futuro, tirar minhas duvidas sobre a história e quem sabe até conserta pequenos erros passados e futuros, afinal quem não erra? Bom, mas a questão é que esse tema não despertou apenas a minha curiosidade, e sim de milhares de pessoas, e a prova é a enorme quantidade de livros, filmes e series com esse tema. Mas acontece que de algum modo, somos todos viajantes do tempo, porque enquanto estou digitando o tempo está passando e ao termina cada palavra dessa  postagem meu presente se tornara meu passado, isso ocorre devido ao fato do futuro está em constantemente transformação provocando o meu deslocamento no tempo. Quando Albert Einstein lançou a sua teoria da relatividade especial, ele estabeleceu os fundamentos da possibilidade teórica de viajar no tempo. Mas ninguém conseguiu fazer uma viagem no tempo, nem excluir essa possibilidade.     

Acredita-se que uma forma de viajar no tempo seria por meio de um buraco negro chamado buraco de Kerr. Esse buraco seria rotativo, com isso poderia ser usado como um portal para viajar no tempo ou para viajar a universos paralelos. Se o buraco de Kerr existir, talvez seja possível atravessá-lo e sair num buraco "branco". Um buraco branco teria função inversa à do buraco negro. Portanto, em vez de atrair tudo que estiver ao alcance de sua força gravitacional para dentro de si, ele usaria algum tipo de matéria com energia negativa para empurrar tudo para fora e para longe de si. Este buraco branco seria a nossa maneira de entrar em outras épocas ou em outros mundos. No entanto, segundo o físico Kip Thorne, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, as leis da física impedem a formação do buraco de Kerr, porque não há como entrar e sair de um buraco negro e que qualquer coisa que tente entrar lá será engolida e destruída antes mesmo de chegar à singularidade.      



Outra forma de viajar no tempo segundo Thorne era por meio do buraco de minhoca, também chamados de ponte de Einstein-Rosen, ele tem maior potencial para viagens no tempo, se ele de fato existir. Ele poderia não só permitir viagens no tempo como também viajar para muitos anos-luz da Terra em apenas uma fração da quantidade de tempo que seria necessária com os métodos convencionais de viagens espaciais. O buraco de minhoca é considerado possível com base na teoria da relatividade de Einstein, que diz que toda massa curva o espaço-tempo. Para entender esta curvatura, basta realizar a experiência com o lençol, que será postada no fim da postagem. Apos a experiência você vai perceber, imaginando, que o espaço é um plano bidimensional curvado,que o buraco de minhoca seriam formado por duas massas que aplicariam força suficiente no espaço-tempo para criar um túnel que conecta pontos distantes do universo. Se o buraco de minhoca puder ser descoberto, isto talvez permita que viajemos tanto para o passado como para o futuro.    

Uma outra teoria sobre como poderíamos viajar para frente e para trás no tempo usa uma idéia chamada cordas cósmicas, proposta pelo físico da Universidade de Princeton J. Richard Gott em 1991. São objetos em forma de corda que alguns cientistas acreditam terem se formado nos estágios iniciais do universo. Estas cordas podem cobrir toda a extensão do universo e estão sob imensa pressão: milhões e milhões de toneladas. Estas cordas cósmicas, que são mais finas do que um átomo, gerariam uma enorme quantidade de atração gravitacional sobre quaisquer objetos que passassem perto delas. Os objetos presos a uma corda cósmica poderiam viajar a velocidades incríveis e, já que a força gravitacional delas distorce o espaço-tempo, elas poderiam ser usadas em viagens no tempo. Aproximando duas cordas cósmicas, ou uma corda e um buraco negro, talvez fosse possível deformar o espaço-tempo o suficiente para criar curvas de tempo fechadas. No entanto, ainda há muita especulação sobre se estas cordas existem e, em caso afirmativo, qual forma teriam. O próprio Gott disse que, para voltar apenas um ano no tempo, seria preciso um laço de corda que contivesse metade da massa-energia de uma galáxia inteira. E, como com qualquer máquina do tempo, você não poderia voltar mais longe do que o ponto em que a máquina do tempo foi criada.



A teoria mais simples de viagem no tempo que sei até o momento, é se congelar em um bloco de gele e só ser descongelado pelas gerações futuras, mas é muito improvável e por favor não, de maneira alguma tentem, eu repito, não tentem se congelar em bloco de gelo, porque o mais provável é que você morra. Mas se algum dia pudermos desenvolver uma teoria realizável para viajar no tempo, abriríamos uma caixa de Pandora de problemas muito complicados chamados de paradoxos. Um paradoxo é definido como algo que se contradiz. Digamos que você pudesse voltar a um tempo anterior ao seu nascimento. O simples fato de você poder existir num tempo antes de você ter nascido cria um paradoxo. Se você nasceu em 1960, como poderia existir em 1955?

Talvez o paradoxo mais famoso seja o paradoxo do avô. O que aconteceria se um viajante do tempo voltasse e matasse um de seus ancestrais antes de seu próprio nascimento? Se a pessoa matou seu avô, como ela poderia estar viva para voltar e matá-lo? Se pudéssemos mudar o passado, isto criaria um número infinito de paradoxos.

Outra teoria a respeito da viagem no tempo traz a idéia de universos paralelos, ou histórias alternativas. Digamos que você de fato volte para encontrar seu avô quando ele era criança. Na teoria dos universos paralelos, você pode ter viajado para outro universo, um semelhante ao nosso, mas que tem uma sucessão de eventos diferentes. Por exemplo, se você voltasse no tempo e matasse um de seus ancestrais, teria matado aquela pessoa num universo que não é mais o universo em que você existe. E se então você tentar voltar para o seu próprio tempo, pode acabar em outro universo paralelo e nunca conseguir voltar para o universo em que começou. A idéia aqui é que toda ação causa a criação de um novo universo e que existe um número infinito de universos. Ao matar o seu ancestral, você criou um novo universo, um universo idêntico ao seu até o tempo em que você alterou a sucessão original de eventos.

Mesmo com todos esses ricos, assim como Pandora que abriu a caixa por curiosidade, vale a pena buscar um meio de viajar no tempo. Se você estiver confuso com as informações apresentadas acima, só tenho a dizer: Sejam bem-vindos ao mundo da viagem no tempo. Só imagine como serão complicados os preços das passagens.

Para mais informações sobre viagem no tempo procure um inventor ou invente seu meio.

Obs.: Este blog não se responsabiliza pelas pessoas insanas que resolverem se congelar, como o da imagem acima.
Muito mais que interessante: Os cientistas descobriram que mesmo na velocidade de uma nave espacial, os astronautas podem viajar alguns nanossegundos para o futuro. Para entender isto, imagine duas pessoas, um indivíduo A e um indivíduo B. O indivíduo A fica na Terra, enquanto o indivíduo B decola num foguete espacial. Na decolagem, seus relógios estão em perfeita sincronia. Quanto mais próximo da velocidade da luz viajar o foguete do indivíduo B, mais devagar passará o tempo para ele (em relação ao indivíduo A). Se o indivíduo B viajar durante poucas horas a 50% da velocidade da luz e retornar à Terra, ficará óbvio para ambos que o indivíduo A envelheceu bem mais rápido do que o indivíduo B. Esta diferença no envelhecimento se dá porque o tempo passou muito mais rápido para o indivíduo A do que para o indivíduo B, que estava viajando mais próximo da velocidade da luz. Muitos anos podem ter se passado para o indivíduo A, enquanto o indivíduo B experimentou um lapso de tempo de poucas horas. Aprenda mais sobre este paradoxo dos gêmeos.

Experiência:

Utilizando um lençol, pesa para duas pessoas o segurarem e o esticarem. Uma pessoas coloca uma bola de beisebol sobre o lençol, com o peso a bola rola para o meio do lençol, fazendo com que ele se curve naquele ponto. Depois, se uma bola de gude for colocada na beira do mesmo lençol ela viajaria na direção da bola de beisebol por causa da curva.  

                                                                                                           Mil e um beijos!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário