terça-feira, 19 de junho de 2012

Forças que atuam sobre um corpo em movimento

"Um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme a menos que haja uma influência externa, ou seja uma força, atuando sobre ele."


Assim, se não há nenhuma força agindo: um corpo em repouso permanecerá em repouso corpo que se move continuará se movendo com a mesma velocidade e na mesma direção.

Então , por que quando eu empurro um carro ele anda um pouco e para? 

Isto ocorre devido à presença de forças, também externas, que atuam sobre o carro no sentido contrário ao seu movimento. Estas forças, chamadas de forças de atrito, são as responsáveis pelo fato do carro parar. Se as forças de atrito não existissem, ao aplicarmos uma força sobre um corpo ele iniciaria um movimento que duraria para sempre (felizmente para nós existe a força de atrito. Você consegue imaginar por que?).

Observações: seja que a primeira lei de Newton fala de "movimento retilíneo uniforme". A palavra "uniforme" chama a atenção para o fato de que a velocidade do corpo é constante. A palavra "retilíneo" significa obviamente que o corpo não está realizando qualquer curva uma vez que o corpo que segue uma trajetória curva está acelerado ( alguma força atua sobre ele ) . Não confunda velocidade com aceleração. Aceleração é uma variação da velocidade de um corpo em um intervalo de tempo. No entanto, esta variação que dá origem à aceleração tanto pode ser no "valor" da velocidade quanto na "direção" da velocidade.



Força Peso, sabendo que sofremos uma força da gravidade em relação à terra o objeto em estudo sofre uma  força Peso , como toda ação sofre uma reação, Terceira lei de Newton, existe uma força que atua contraria a força peso,  que se chama de força Normal, e sempre será perpendicular a superfície onde o movimento ocorre, logo tem um ângulo igual ao plano do movimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário