sexta-feira, 1 de junho de 2012

Você já sabia: Porque sentimos a sensação de déjà vu?    
 

É comum termos a sensação que algo já nos aconteceu. Comigo era muito freqüente e isso mim atordoava, mas nunca procurei a causa – não sei por que fiz isso -, até que no inicio desta semana uma colega minha tocou no assunto e então comecei a questionar-me do porque sentimos essa sensação, que é conhecida como déjà vu. 
Há dois séculos as pessoas têm apresentado razões do por que experimentamos essa sensação. E Emile Boirac foi um pesquisador francês paranormal que usou pela primeira vez o termo déjà vu em seu livro "L'Avenir des Sciences Psychiques". Contudo, ele não pesquisou o fenômeno profundamente e foi Sigmund Freud que teorizou que essas experiências resultavam de desejos reprimidos ou memórias relacionadas com um evento estressante que as pessoas não queriam mais admitir como memória regular e essa teoria, chamada de paramnesia, que foi utilizada durante boa parte do século XX.

Muitos cientistas ignoraram o déjà vu completamente devido à sua freqüente associação com experiências de vidas passadas e abduções alienígenas. Recentemente, os pesquisadores abandonaram essas associações e colocaram o estudo do déjà vu dentro do estudo da memória, com isso eles esperavam descobrir mais sobre como: as memórias são formadas, armazenadas e recuperadas.

Existem inúmeras explicações, desde cientificas a espirituais, no entanto o déjà vu é extremamente difícil de se estudar porque ocorre rapidamente, sem aviso e sem apresentar manifestações ou sintomas externos. Por isso, há poucas pesquisas confiáveis e nenhuma explicação definitiva. Devido a isso vou apresentar duas hipóteses para o déjà vu.   
Segundo a explicação cientifica o lobo temporal médio está envolvido na nossa memória consciente. Dentro dele há o giro parahipocampal, o rinencéfalo e a amígdala. John D.E. Gabriele, da Stanford University, descobriu em 1997 que o hipocampo nos possibilita recordar os eventos conscientemente. Ele também descobriu que o giro parahipocampal nos possibilita determinar o que é familiar e o que não é (e isso sem acessar uma memória específica para o fato).  
A aqueles que digam que quando uma pessoa tem uma sensação de déjà vu é porque ela está no caminho certo, ou seja está realmente onde deveria estar, pois em uma outra vida ou no plano astral você já viu aquele lugar. biologicamente e seu neócortex, região responsável pela sua humanidade se manifestando. É isso, até porque recebemos a interpretação antes da imagem propriamente dita chegar no cérebro. Daí temos a falsa impressão do déjà vu.
Portanto, não menosprezando aqueles que acreditam que a  sensação de déjà vu tem relação com espiritualidade, acredito na teoria cientifica, e si você não a compreendeu vou explicar novamente:  Ocorre quando a região do cérebro responsável pelo processamento da memória - hipocampo - é ativado fora de hora, exatamente quando acontece um fato novo. Daí a impressão de que o que está registrado já foi visto. Se você acredita na teoria espiritual não se desanime, pois entre céu e a terra a muitos mistérios que o homem não compreendi, e talvez este seja um deles.        

MAIS QUE INTERESSANTE:

                                                                                                     Mil e um beijos!!                      


 As ocorrências de déjà vu são mais altas em pessoas entre 15 e 25 anos de idade, então se você sente e não gosta da sensação se anime ela devi parar com o tempo, mas se gosta, lamento. Pesquisadores- que não entram em consenso com relação a esse detalhe - relataram que quanto mais cansada ou estressada está a pessoa, maior a probabilidade de experimentar um déjà vu. Enquanto outros pesquisadores, descobriram exatamente o oposto. Obviamente, ainda não se chegou a um acordo sobre muitas situações relacionadas ao déjà vu. Descobriram também que uma pessoa que tem a mente mais aberta ou é politicamente mais liberal, tem maior possibilidade de experimentar um déjà vu. Então se você for tipo um homem das cavernas, é meu caro, esta difícil ter déjà vu.    


Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/deja-vu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário