quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estrelas Cadentes

Quem nunca parou para fazer um pedido a uma estrela cadente?

                        
Em noites estreladas é muito comum vermos as conhecidas "estrelas cadentes",e logo paramos parafazer  um pedido, mas o que são essas tais escrelas cadentes?

As estrelas cadentes nada mais é que um efeito luminoso que acontece na atmosfera terrestre, ocasionando pelo atrito de corpos solidos e a superfice terrrestre dando origem aos meteoritos.


                                           

Os meteoritos são pedras espaciais que entram em atrito com a atmosfera terrestre com velocidade de dezenas de quilometro por segundo e o atrito com o ar as aquecem muito rapidamente e elas geralmentes são encendiadas .Isso ocorre em aproximadamente 50 km de altura e duram apenas alguns segundos.Alguns desses corpos se desentregam formando um rastro luminoso.

Mesmo não cendo muito frequentevermos,o fenonemo acorrecom a uma frequencia muito grande, em alguns casos podemos ouvir um barulho parecido com um pequeno trovão, bem distente,geralmente as rochas são muito pequenas e apenas as maiores penetram tuda na atmosfera e atingem o solo sem ser totalmente incendiadas ocasionando impactos nos oceanos e solos,deixando no ultimo caso uma cratera ,essassão chamados de meteoritos.

Devido a essas caracteristicas alguns Astronomos acreditam que o termo "estrela cadente" esta equivocada,pois elas não podem ser considerada uma estrela como o sol e as que vemos paradas no céu noturno.

Ou seja, quando paramos para fazer um pedido para uma estrela cadente estamos  fazemos um pedido para uma pedra que consequentimente se desentegrará.

                                                                                                                       Por:Mariana Kalil

FONTES:

http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-estrelas-cadentes.htm
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI3747274-EI8399,00-O+que+e+uma+estrela+cadente.html

Um comentário: