sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Elevador espacial é real e fica pronto até 2050


elevador espacial
Que tal visitar o espaço a bordo de um elevador? Pois se isso parece somente um sonho tirado das histórias de ficção, saiba que tem gente tratando o assunto com mais seriedade do que você imagina.

Um elevador espacial funcionaria como uma ligação melhor entre a Terra e as naves espaciais, e facilitaria muito as viagens ao espaço. Os planos de criação da construção variam, mas geralmente o enorme elevador seria construído e ligado a estações espaciais em órbita, funcionando como um meio de transporte de humanos e carga, facilitando e barateando as viagens.
Isso porque os japoneses da Obayashi Corp anunciaram que pretendem construir tal elevador e tirar o projeto do papel. E os planos da empresa são bastante ambiciosos, pois eles pretendem tê-lo em funcionamento já em 2050, um prazo curto, principalmente se pararmos para pensar na grandeza do empreendimento.
Esboço do projeto deste elevador espacial (Fonte da imagem: Reprodução/Daily Yomiuri Online)

O elevador teria a capacidade de levar 30 passageiros em cada viagem até uma espécie de estação localizada a cerca de 36 mil quilômetros da Terra. Os carros viajariam até lá em uma velocidade média de 200 quilômetros por hora, o que tornaria a viagem um tanto longa, mais de uma semana em um elevador.
A construção da estrutura utilizaria materiais como nanotubos de carbono, que são 20 vezes mais fortes que o aço e seriam a matéria-prima dos cabos responsáveis por conduzir o elevador na comprida jornada.
O custo da empreitada ainda não foi anunciado, mas deve ser tão alto quanto a distância que a companhia pretende alcançar. Mas uma coisa não deixa nenhuma dúvida: se algo como isso se concretizar, não vão faltar pessoas para dar uma voltinha nesse elevador. Você não iria?


Por: Brena Êmilla

Fontes: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/19676-elevador-espacial-e-real-e-fica-pronto-ate-2050.htm
http://hypescience.com/10-incriveis-descobertas-cientificas-que-ainda-estamos-esperando/

Nenhum comentário:

Postar um comentário