quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pilhas e baterias

Com certeza você já parou para pensar como é que uma bateria consegue produzir tanta energia,não é mesmo?E porque ela acaba se esgotando?
As baterias estão em todos os lugares,  carros, computadores, laptops , MP3 players e telefones celulares. Uma bateria é essencialmente uma lata cheia de químicos que produz elétrons. As reações químicas que produzem elétrons são chamadas de reações eletroquímicas.
A primeira pinha foi feita em 1800 por Alexandro,sendo organizada desta forma:

                                                         


No século 19, antes da invenção do gerador elétrico (o gerador não foi inventado e aperfeiçoado até 1870), a Célula de Daniell, que é conhecida por outros 3 nomes: "célula de Crowfoot" por causa do formato típico do zinco, "célula de gravidade" por que a gravidade mantém os 2 sulfatos separados e "célula molhada", oposta à "célula seca" moderna, porque usa líquidos para os eletrólitos, era extremamente comum para o funcionamento dos telegráfos e das campainhas das portas. A célula de Daniell consiste de placas de cobre e zinco e sulfatos de cobre e zinco.


                                        


Para evitar o vazamento a pilha foi coberta de papalão ou plastico,no interior encontrava-se um bastão de carbono.O recipiente era preenchido por uma pasta úmida , constitui da de sais e óxidos de manês que na presença de  sais e do carbono forma correntes elétricas.

As baterias são sistemas compostos por associação de pilhas,fornecendo portanto,mais energia.
E isso aí gente ,até a próxima!

Fontes:



  1. Como tudo funciona.
  2. Portal São  Francisco.



                                                                                                      Por:Mariana Kalil

Nenhum comentário:

Postar um comentário