terça-feira, 28 de agosto de 2012

Por que você não consegue fazer cócegas em si mesmo?

Você pode até tentar fazer cócegas em si mesmo, mas não vai ter a menor graça, certo? Porque será que não conseguimos nos fazer rir com nosso próprio toque?

Existem algumas sugestões científicas para a situação. Uma delas, feita por pesquisadores britânicos em 2006 e publicada na revista PLOS Biology, se refere ao fato de nossos cérebros estarem programados para sintonizar estímulos previstos, incluindo percepções táteis que resultam do nosso próprio movimento.





Nós sentimos cócegas quando alguma coisa toca nossa pele de um jeito que o cérebro não consegue prever. E sem conseguir “adivinhar” qual vai ser a sensação, o cérebro não tem como bloqueá-la. Quem consegue prever e bloquear essas sensações é o cerebelo (parte do cérebro escondida logo acima da nuca). O cerebelo prevê quais serão as sensações resultantes daquele movimento e compara essa previsão com as sensações que são percebidas pelos nossos sentidos.

Segundo Randall Flanagan e Daniel Wolpert, nós podemos “prever” sensações autogeradas, e com isso evitar as consequências sensoriais esperadas de nossas ações. Ou seja, nós sabemos que estamos prestes a nos dar cócegas, então não vamos senti-las.

Esse mecanismo é fundamentalmente diferente do que os pesquisadores chamam de “processo pós-distintivo”, no qual a sua percepção de estimulação é alterada somente após o evento ser autogerado. A ideia aqui é que nosso corpo constantemente prevê o que está prestes a experienciar, para agir de acordo.


Por : Letícia Oliveira


Fontes : http://hypescience.com/por-que-voce-nao-consegue-fazer-cocegas-em-si-mesmo/
http://diariodebiologia.com/2010/01/o-que-sao-as-cocegas-por-que-e-impossivel-fazer-cocegas-no-proprio-corpo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário