domingo, 23 de setembro de 2012

Bóson de Higgs


  Uma das maiores descobertas da física moderna foi o Bóson de Higgs, para conseguir captar essa partícula minúscula, ou melhor conseguir captar a energia liberada por essa partícula foi construída o maior acelerador de partículas na LHL, nele foi colocado dois prótons em sentidos opostos e na velocidade da luz que se colidiram e assim em milésimo de segundo foi possível captar a energia de tal partícula.
 Vocês devem estar se perguntando o porquê dessa partícula ser muito importante para a física, não é? A importância de tal partícula carinhosamente batizada de “Partícula de Deus” esta baseada simplesmente na descoberta de como após a explosão do Big Bang as moléculas se juntou formando as massa e não continuaram viajando a velocidade da luz.
O Bóson de Higgs como já havia dito anteriormente foi carinhosamente batizado como “Partícula de Deus”, isso se deve a dois fatores o primeiro é que um físico inglês resolveu escrever um livro sobre a teoria da partícula de Higgs e colocou o titulo do seu livro como A Partícula de Deus, a segunda é que como ela e a responsável pela formação do universo  e é onipresente como Deus ela recebeu essa denominação.
Foi muito difícil conseguir observar essa partícula tão importante para as leis da física moderna, não se tem certeza se a partícula observada é realmente o Bóson de Higgs ainda os cientistas precisam fazer inúmeras experiências para comprovar tal teoria, mas se a partícula encontrada não ser a partícula de Higgs será outra bem parecida, o que se sabe realmente e que ela encerará uma parte da história cientifica e dará entrada a outra.



                                                                                            Por: Mariana Kalil

Nenhum comentário:

Postar um comentário