sexta-feira, 21 de setembro de 2012


 “Conservação de energia”, calma, eu explico!  

 

O selo acima, PROCEL, estabelecido pelo INMETRO (Instituto de Pesos e Medida) é um velho conhecido nosso, muito comum em eletrodomésticos e o preferido das donas de casa, porque é sinal de que o aparelho a que pertence é eficiente ao realizar a conversão de energia elétrica em outra forma para o qual foi designado, e os com classificação "A" realizam trabalho ao menor custo, ou seja, conservam energia.  Bom, se sua cabeça esta a da voltas, com o “conservam energia” fique calmo, eu explico.
A conservação de energia pode ocorrer de variadas formas, elétrica, sonora, térmica..., sendo classificadas basicamente em: Potencial, Cinética e Mecânica, que interagem. Em um contesto geral, conservação de energia é quando uma energia é perdida em uma reação, ela é transformada em uma energia de outro tipo.  
Na pratica diária, quando segurados um copo a uma altura significativa do solo e se o mantivermos parado ele possuirá apenas energia potencial conferida a ele pelo seu peso e a força da gravidade. Se sem querer ou propositalmente o copo cair, á medida que a altura vai diminuindo com a queda ele perde energia potencial que vai se transformando em energia cinética. Nesse caso estamos tratando de energia mecânica, que é a soma da Energia Potencial com a Energia Cinética.  

A energia potencial é: a capacidade que um corpo tem de realizar um trabalho ou uma ação. Sua unidade é o joule (J), e está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa, sendo divida em Potencial Gravitacional e Potencial Elástica.

Imagine uma pessoa que segura uma pedra de massa m a uma altura h do solo. Antes de ser solta, a pedra possuía uma energia armazenada, essa energia é denominada energia potencial gravitacional e pode ser medida através do trabalho realizado pela força peso. Sua formula é:
 
Agora imagine um bloco de massa m preso a uma mola de constante elástica k. Para deformar a mola é necessário realizar um trabalho, se o bloco for abandonado ele adquire energia cinética, no entanto enquanto estava preso ele possuía energia armazenada e essa energia armazenada é denominada energia potencial elástica, sendo sua formula:


A Energia Cinética é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento e quanto maior a velocidade e a massa de um corpo maior será sua energia cinética.  A unidade de energia cinética é o joule (J) e sua formula é:

Portanto, a Conservação de Energia esta presente no nosso dia a dia e nem nos damos conta dela, para onde olharmos terá “algo” conservando energia, nos mesmos, a todo momento estamos conservando energia, ou seja, estamos transformando uma tipo de energia em outro tipo, ao nosso redor estamos cercados de aparelhos que fazem o mesmo. Sendo basicamente classificadas em: Potencial, Cinética e Mecânica. Então, aposto que sua cabeça parou de dar voltas! Nada de pânico, relaxe!  

  

Marinna Assis

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário