domingo, 30 de setembro de 2012

Postagem da Viagem

A energia das marés é obtida de modo parecido ao da energia hidrelétrica. Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando pela turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente pela turbina, em sentido oposto, produzindo energia elétrica. Este tipo de fonte é também usado no Japão e Inglaterra.

Estação de energia das marés


Energia das ondas

Se fosse possível equipar os litorais do planeta com conversores energéticos, as centrais elétricas existentes poderiam ser desativadas. Basta pensar que uma onda de 3 metros de altura contém pelo menos 25 kW de energia por metro de frente. O difícil, talvez impossível, é transformar eficientemente toda essa energia em eletricidade — os dispositivos desenhados até hoje são em geral de baixo rendimento. E não é por falta de idéias — desde 1890, somente na Inglaterra foram concedidas mais de 350 patentes a dispositivos para aquela finalidade.

A maioria usa o mesmo princípio: a onda pressiona um corpo oco, comprimindo o ar ou um líquido que move uma turbina ligada a um gerador. Com esse processo, a central experimental de Kaimei, uma balsa de 80 por 12 metros, equipada com turbinas verticais, funciona desde 1979 em frente da costa japonesa, produzindo 2 MW de potência. Na Noruega, cujo litoral é constantemente fustigado por poderosas ondas, foi construída em 1985 uma minicentral numa ilha perto da cidade de Bergen, na costa Oeste. Ao contrário do sistema japonês, o equipamento não flutua no mar, mas está encravado numa escarpa. Produz 0,5 MW, o suficiente para abastecer uma vila de cinqüenta casas.Abaixo podemos ver três formas de conversores.

Em nossa viagem a Porto Seguro tivemos a oportunidade de irmos a praia e vermos algumas ondas que também produzem energia, contudo essa energia não é considerável para transformar-se em energia elétrica, já que a força que a onda produz não é suficiente para isso.
Aqui está uma imagem :

















Por: Brena Êmilla, Letícia Oliveira e Marina Assis

Fontes: http://www.brasilescola.com/geografia/energia-das-mares.htm
http://www.gforum.tv/board/876/35166/energia-das-mares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário