sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O que é dissipação de energia térmica ?

  A dissipação de energia térmica ocorre pelo princípio das trocas de calor, em que o meio mais quente fornece calor para o meio mais frio, é por meio dela que se pode evitar que materiais sofram um aumento de temperatura constante.

O que determina a temperatura de um material é a quantidade de energia térmica que o material possui, fornecendo mais energia térmica para o material, sua temperatura aumenta.

 A chama de uma vela é uma fonte contínua de energia térmica enquanto a vela estiver acesa. Então, se colocamos um objeto próximo à chama ou na chama da vela, este objeto está recebendo energia térmica continuamente, portanto sua temperatura deveria aumentar continuamente enquanto houver fornecimento de energia térmica para o objeto. No entanto, se colocamos um pedaço de ferro na chama de uma vela, a temperatura do pedaço de ferro não aumentará continuamente, pois se isso ocorresse aconteceria a fusão do ferro, assim como ocorre a fusão do gelo quando sua temperatura aumenta além de zero graus Célcius. 

O que acontece é que sempre que houver desequilíbrio de temperatura, a energia térmica se propagará de um lugar de maior temperatura para um lugar de menor temperatura. É por isso que a barra de ferro colocada na chama da vela não se aquece continuamente, pois a energia térmica se dissipa pelo ambiente que possui uma temperatura menor que o ferro aquecido. No coditiano há situações em que precisamos conter a dissipação de energia térmica pelo ambiente, é o caso das garrafas térmicas e das roupas de lã que usamos no inverno. Há outras situações em que precisamos que a energia térmica seja dissipada pelo ambiente, como no caso dos motores dos carros, em que há a necessidade de sistemas de refrigeração para que a temperatura do motor não aumente a ponto de ocorrer a fusão das peças do motor.


Por: Brena Êmilla

Fonte:  http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/fte09.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário