quarta-feira, 18 de abril de 2012

Comprimento de Onda

As ondas sonoras se propagam pelo meio material elástico e têm uma certa extensão ou comprimento de onda (lambidaque pode ser definido como a distância mínima em que um padrão temporal da onda (ou seja, um ciclo) se repete. Compare com o período (tauque pode ser definido como o intervalo mínimo de tempo em que um padrão de vibração se repete em um certo ponto no espaço. Ou seja, o comprimento de onda está relacionado ao tamanho de um ciclo da onda sonora que se forma no espaço, enquanto que o período diz respeito ao tempo que esse mesmo ciclo leva para se formar.

comprimento de onda




O gráfico acima é um "instantâneo" de uma onda senoidal (tom puro) onde o eixo vertical indica a variação de pressão, ou amplitude da onda, e o eixo horizontal, o espaço. Note-se que o gráfico acima demonstra o padrão espacial de oscilação da pressão que ocorre no meio, medido em metros. (Não confundir com o gráfico que mostra o período da onda no qual o eixo horizontal se refere ao tempo!).

O padrão temporal da onda se move no espaço (com a velocidade de propagação). No tempo correpondente a um período (tau), a onda terá se deslocado exatamente o seu comprimento. Se a velocidade de propagação é dada pela distância percorrida dividida pelo tempo gasto, temos:

formula


Por meio dessas relações podemos chegar a uma conexão quantitativa entre a representação espacial e temporal da onda, relacionando frequência (freq ), período (taue comprimento de onda (lambidade uma corda numa mesma expressão:

lambida

Nenhum comentário:

Postar um comentário