sábado, 21 de abril de 2012

Força

O que é força: é uma grandeza do estudo da dinâmica que provoca a variação do vetor velocidade ou deformação de um corpo.

Tipos de foça:
Força de contato:Essa tipo de força depende diretamente do contato entre os corpos,ela pode ser classificada de duas maneiras normal e de atrito.
 Força  de atrito: quando empurramos algum corpo, aparece uma força contraria, essa força é chamada força de atrito.

Força de Atrito

  É o nome que damos para a força que surge quando corpos estão deslizando ou tentando deslizar sobre qualquer superfície.Elas podem ocorrer em diversos lugares com a esseção do vácuo.


 

                                           


Força de Atrito Estático

Representado por Fe ela é a força que está contrária à tendência de movimento. Por exemplo, quando queremos trocar o móvel de lugar tentamos empurrá-lo ou puxá-lo até onde queremos que ele fique, no entanto, em alguns casos percebemos que ele não sai do lugar, pois a força que imprimimos sobre ele não é suficientemente grande para que ele possa sair do estado de repouso. O que acontece é que a força de atrito é maior que a força que aplicamos sobre o móvel que queremos trocar de lugar. Essa força que aparece quando os corpos estão em repouso é chamada de força de atrito estático e é representado da seguinte forma:
Fate = μe.N
Onde μe é o coeficiente de atrito estático.

Força de Atrito Cinético 
É o nome que damos para a força que surge quando corpos estão deslizando ou tentando deslizar sobre qualquer superfície. Estas forças sempre acabam dificultando os movimentos.Podemos encontra-la em diversos lugares menos no vácuo.
Matematicamente, temos que a força de atrito cinético é escrita da seguinte forma:
F = μc.N
Onde μc é chamado de coeficiente de atrito cinético.
Comparando a equação geral da força de atrito com a força de atrito estático e dinâmico, temos que para um corpo que está em repouso a força de atrito é variável até μN, ou seja, até a eminência do movimento. E para um corpo que está em movimento tem-se que a força de atrito é constante e igual a μN.
Obs.: existem superfícies de mesmo material onde o coeficiente de atrito cinético é menor que o coeficiente de atrito estático. Isso ocorre porque a força de atrito cinético varia conforme a velocidade do corpo.

    Força de Tração 

 É o nome que damos para as forças que atuam em cabos, cordas ou fios.
   Determinação da força de tração

  Para determinar esse tipo de força presisamos do modulo identico a força exercida sobre a a corpo, sentido e a direçao.

                                  


 Força elastica

Considerando um objeto com certa elasticidade que tem a capacidadede se deformar ,quando uma força for aplicada, e voltar total ou parcialmente seu formato natural.


 
  Chamaremos de força elastica toda a  força que tem propriedades semelhantes a da imagem a cima. Com os estudos do cientista inglês Robert Hooke ele chegou a seguinte comclusão:

"Em regime de deformação elástica, a intensidade da força é proporcional à deformação."


F = k . X
K: constante elástica da mola.
x: deformação da mola.

Pelo que foi visto , as caracteristicas da  força elastica em uma mola podem ser definidas da seguinte maneira:
Modulo: f = k . x.
Direção:  mesma deformação do vetor x.

Sentido:  contrario ao da deformação do vetor x.

Fontes:
http://www.brasilescola.com/fisica/forca.htm
http://www.portalpositivo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário