sábado, 28 de abril de 2012

Corrida Espacial e Guerra Fria


A disputa entre EUA e URSS pela liderança mundial levou as duas potencias a corrida armamentista. Em 1949 a URSS fez seu primeiro teste bem sucedido com a bomba atômica.
Temendo o avanço do inimigo, o governo americano estimulou a pesquisa de armas mais mortíferas. Desde então americanos e soviéticos tentaram superar uns aos outros em tecnologia e armamentos.
A corrida armamentista levou à conquista do espaço. Entrava em cena a corrida espacial, com o lançamento de satélite, naves espaciais e seres vivos ao espaço.
As conquistas soviéticas eram intercaladas com as estadunidenses. Primeiro os soviéticos enviaram ao espaço um satélite artificial, o Sputnik. No mesmo ano, a cadela Laika foi ao espaço para nunca mais voltar. Essa viagem precedeu,  em 1961 de Yuri Gagarim, o primeiro ser humano a viajar para o espaça na nave Vostok I.
Para não ficarem para traz os EUA criou o NASA , em 1958. No mesmo ano enviaram o satélite artificial Explorer I para o espaço. John Glenn foi o primeiro astronauta a viajar na orbita terrestre, sendo estadunidense. E por fim, em 1969 o projeto Apollo enviou uma nave tripulada para a lua.
A disputa armamentista colocou o mundo sob uma ameaça de uma guerra nuclear capaz de destruir a humanidade. Chamou-se  Guerra Fria e esse período de permanente tensão mundial, em que ocorreu uma intensa disputa econômica, diplomática e tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia mundial.
Nessa guerra  uma eficiente arma para destruir o bloco rival foi a propaganda, onde os EUA atacava a URSS e vice-versa. 


                                                                          
    


Fontes:
Joelza Ester Domingues -Historia em documento, Imagem e texto. (livro)

Um comentário: