sexta-feira, 4 de maio de 2012


Você já sabia: Porque o céu é azul? 


Muitas vezes quando criança mim questionei sobre o motivo da cor azul do céu e porque simplesmente não era roxo ou rosa, quem sabe verde? Por muito tempo não cheguei á conclusão alguma. Ate que um dia na escola mim explicaram. E hoje quando estava pensando sobre o que escrever mim lembrei deste questionamento que mim intrigou por anos e resolvi tirar quem sabe a pulga de atrás da orelha de vocês leitores.     
A resposta para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera, chamado de Espalhamento de Rayleigh. Sabemos que a radiação solar que aquece a Terra é uma luz, e essa luz é extremamente brilhosa e branca, no entanto é composta por várias outras cores, e cada uma com um comprimento de onda específico. Quando a luz entra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio, oxigênio e outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento.

Como já citei, a luz é uma onda que possui vários comprimentos. E o fenômeno físico do espalhamento,diz que a luz solar é espalhada em várias direções e com várias cores, cada uma com um comprimento de onda específico, no entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, como conseqüência do efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul.

O mesmo ocorre pela tarde, quando passamos a ver o céu com um leve toque de vermelho ou laranja, que se deve ao fato de a luz percorrer um caminho maior para chegar até nossos olhos. 
Então, tirei a pulga de trás da orelha de vocês?      

                                                                                                                                           Mil e um beijos! 

Um comentário:

  1. Continuem fazendo novas postagens além das pedidas na sala.

    Acrescentem videos às postagens de vcs, assim ficarão bem mais interessantes.

    Não precisam fazer postagens muito extensas, mas isso não significa que vcs tenha que economizar nas palavras.

    Bom trabalho!!!

    ResponderExcluir