sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alguns Fenômenos Meteorológicos

VOCÊ JÁ VIU UM ARCO-ÍRIS DE FOGO? 

 





O arco-íris de fogo (fire rainbow) é um dos fenômenos meteorológicos mais raros e bonitos da natureza. Tem aparência similar a um arco-íris horizontal, a refração da luz ocorre dentro dos cristais de gelo encontrados em nuvens cirrus. As nuvens cirrus, são nuvens encontradas nas partes altas da atmosfera, onde a temperatura é muito baixa, formando cristais de gelo.

Esse é um fenômeno muito raro dado a quantidade de fatores que precisam ser combinados para ele acontecer. O Sol precisa estar bem alto (pelo menos 58° acima da linha do horizonte), a presença de nuvens cirrus também é imprescidível e os cristais de gelo das nuvens têm de estar todos alinhados horizontalmente.

A luz que entra nos cristais é separada num espectro de cores, como num prisma, dando a impressão de que toda a nuvem é um arco-íris em chamas. Você já teve o privilégio de ver algum deles? Se não, está ai algumas fotos desse lindo espetáculo.

 


            Aurora Boreal e Austral



As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que acontecem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.
A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. 

As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.

Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.

Curiosidade:
- O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.
 Aprecie agora algumas imagens.








Por: Brena Êmilla 

Fontes: http://luccianorocha.blogspot.com.br/2012/01/voce-ja-viu-um-arco-iris-de-fogo.html
                http://www.suapesquisa.com/geografia/aurora_boreal.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário