sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Como calcular o consumo de energia elétrica?

Com essa postagem vamos aprender a calcular o consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos. Isso além de interessante pode ser útil caso você queira verificar a sua conta de energia.
Para calcular é muito fácil, e vamos usar como exemplo o chuveiro elétrico - que transforma a energia elétrica em energia térmica -, porque a maior parte das pessoas possuem pelo menos um em casa, sendo que muitas o consideram o vilão da conta de energia.
Para calcular, primeiro devemos saber sua potência, vamos definir potência como a quantidade de energia transformada em um intervalo de tempo, podendo variar de acordo com a marca e o modelo. Vamos usar como exemplo a potência 3.600 W, todo equipamento elétrico possui uma potência apresentada em Watts cujo símbolo é W, e esta informação normalmente vem no produto ou na embalagem.

Para saber o consumo por banho multiplique a potência do chuveiro pelo tempo que gasta em cada banho. Para calcular o consumo por dia some o tempo de cada banho e multiplique o resultado pela potência do eletrodoméstico. Por mês basta multiplicar a potência diária pela quantidade de dias do mês, não esqueça de multiplicar pelo tempo de funcionamento em horas.
Ex: um chuveiro funciona 2 horas por dia logo seu consumo é 3.600 W x 2 horas = 7.200 Wh/dia. Temos que fazer uma pequena transformação de Wh (Watts hora) em kW (quilo Watts hora), para isso basta dividir o valor encontrado por 1000.  Agora, para calcular o consumo de energia elétrica por mês é só multiplicar por 30. Para saber quanto custa o funcionamento de cada aparelho elétrico multiplique o valor encontrado pelo valor da tarifa em seu Estado, esse valor pode ser visto no site da sua concessionária de energia elétrica.
Como disse anteriormente, o calcule é fácil e pode ser feito com qualquer eletrodoméstico, boa sorte nos seus cálculos!

Marina Assis
Fontes: http://educacao.uol.com.br/fisica/potencia-eletrica-calculo-do-consumo-de-energia-eletrica.jhtm                                                           http://www.eficienciamaxima.com.br/como-calcular-o-consumo-de-energia-eletrica/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário