sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Resistor Elétrico

É muito bom poder tomar um banho quente, secar os cabelos com o secador ou até mesmo usar o nosso computador , não é? 

Mas o que tem nesses aparelhos que funcionam quando ligados à rede elétrica ?

                                      UM RESISTOR ELÉTRICO
                    
                      

O resistor elétrico é um dispositivo que está presente no cotidiano das pessoas
de diversas formas. Ainda que não seja fácil de se perceber , seus efeitos ou, na pior
das hipóteses, a falta deles é bastante notada.

Um modo de perceber a ação desse dispositivo é através do motor da geladeira. Já reparou como é quente atrás dela? Algumas pessoas têm o péssimo hábito de colocar pano de prato, ou até roupas, para secar próximo ao motor da geladeira, o que ocasiona um esforço do motor e acaba fazendo com que mais energia seja consumida.

É possível notá-lo também através do aquecimento de alguns aparelhos em funcionamento, por exemplo: a TV, o DVD, o computador, os carregadores de pilhas e os celulares, enfim, aparelhos elétricos ou eletrônicos em geral.

A sua finalidade é transformar energia elétrica em energia térmica, devido à interação com os átomos e moléculas que constituem o condutor ,sob efeito joule. É o caso do filamento detungstênio (elemento químico com alto fonto de fusão, aproximadamente 4500º C) das lâmpadas elétricas. É verificado na prática que a intensidade de corrente elétrica que atravessa um condutor depende da tensão (diferença de potencial - ddp ) a que ficam submetidos os seus terminais. Essa é a Lei de Ohm ( U = R I ), onde U representa a tensão nos terminais do condutor, R representa a resistência do resistor à passagem de corrente, a qual depende das características do material, como resistividade ( a qual por sua vez depende da temperatura), comprimento e área da seção transversal e I representa a corrente elétrica que atravessa o condutor. Essa corrente pode ser medida através de um instrumento (osciloscópio figura abaixo), através da amplitude da onda.

Por : Letícia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário