terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eletricidade nas nuvens



Numa nuvem de tempestade, o ar em movimento provoca atrito entre minúsculas gotas de água e partículas de gelo, fazendo com fiquem carregadas de eletricidade estática.

As partículas com carga positiva sobem para o topo da nuvem e partículas com carga negativa afundam para a parte de baixo das nuvens. As cargas negativas da nuvem são fortemente atraídas para o chão. Elas pulam de uma nuvem para outra, ou de uma nuvem para o chão, como clarões gigantes de relâmpagos.

O relâmpago deixa a ar quente, que ele explode com estrondos altos de trovão. Os relâmpagos frequentemente atingem o primeiro ponto que alcançam em sua viagem para o chão. Assim, é mais provável que edifícios altos sejam atingidos.

Se você olhar para as torres das igrejas ou os prédios altos, algumas vezes poderá ver uma barra de metal descendo ao lado do edifício. Trata-se de um pára-raios, que geralmente é feito de cobre. Se um relâmpago atinge a topo do prédio, a eletricidade corre pela barra de cobre até a chão, com segurança, em vez de danificar o prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário