quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sistema conservativo


Como já vimos os sistemas dissipativos, devido o trabalho resistente das forças contraria ao movimento, faz com que perca energia mecânica, agora se eu perguntasse o que classifica um sistema como conservativo ? Logicamente você iria responder que para ser classificado num sistema conservativo tem que conservar energia mecânica, mas vocês precisam saber que a conservação de energia mecânica é a consequência e não a causa do sistema conservativo.
Para que entendam melhor as causas e consequências de um sistema conservativo vamos ver a demonstração do teorema da conservação da energia mecânica.

-Teorema da conservação da energia mecânica
Recordando o teorema da energia mecânica temos T:ΔEm.Suponhamos uma situação em que o trabalho das forças  não conservativas sege nulo passamos a ter a seguinte situação: 0=Emf –Emi ou Emf = Emi.
A partir desta simples situação podemos ver que, a causa do sistema ser conservativos e o trabalho das forças não conservativas ser nulo, e a consequência é a conservação de energia mecânica.
Com esse exemplo já dá para perceber que no sistema conservativo podem atuar tanto o trabalho das forças conservativas como o trabalho das não conservativas basta que a segunda o trabalho total realizado seja nulo.






Agora é só pratica. Boa sorte!

                                                                               Por: Mariana Kalil

Fontes:
Portal positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário