quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LHL e o Bóson de Higgs


O LHL é o centro onde acontecem diversas tipos de experiências como, por exemplo, a tentativa de reproduzir o Big Bang, outros tipos de descobertas bem mais uteis em nosso cotidiano tem origem lá, como exemplo temos a invenção da internet que tornou a vida de todos os cidadãos bem mais fácil.
Neste mesmo centro na sala ou lado da tentativa de reproduzir o Big Bang foi descoberta uma nova partícula que parece ser o tal Bóson de Higgs, que foi o “observado”, se podemos dizer assim ,no século passado pelo físico Poter Higgs , essa descoberta fez com que o físico considerado o pai da partícula se emocionasse pela possibilidade de ter em fim seu teoria tida como verdadeira. 
 Mas como foi que ocorreu essa observação da partícula? Como o Bóson de Higgs é minúsculo e se juntar com os prótons muito rapidamente formando massa, não é possível observa-lo como partícula, mas podemos observar a energia liberada por tal.
Para isso ter acontecido foi preciso construir o maior acelerador de partícula de todos os tempos, nela foi liberado dois prótons em sentidos contrários que se chocaram e produziram diversas partículas entre elas o Bóson de Higgs. Para se comprovar que a partícula é verdadeiramente o Bóson os cientistas vão ter que fazer inúmeras experiências, mas se não for o Bóson é uma partícula bem semelhante independentemente será a maior descoberta do século XX.

                                               
           


                                                                                                           Por : Mariana Kalil

Fontes:

Um comentário: