A quantidade de movimento e a sua conservação no dia a dia
Vamos aplicar o conceito de quantidade de movimento e sua conservação no dia dia, e vamos usar usar como exemplo dois patinadores.
Vamos imaginar dois patinadores próximos, em determinado momento, um deles empurra o outro, consequentemente irão se locomover em sentidos opostos. E tal fenômeno pode ser explicado pela Terceira lei de Newton, pois quando um patinador exerce uma força sobre o outro, ele recebe simultaneamente uma força igual e oposta do seu colega. Isso pode ser constatado se multiplicarmos a massa de cada patinador pela sua respectiva velocidade, o resultado dessa operação será a mesma para os dois patinadores, como nas imagens a baixo:
Portanto com isso, a quantidade de movimento do sistema constituído pelos dois patinadores se conservou, pois antes do empurrão o seu valor era o mesmo que depois. O movimento dos patinadores ocorreu através da atuação de forças internas entre eles, quando temos um sistema em que só há a atuação de forças internas ou com a resultante das forças externas nula, esse sistema é definido como sistema isolado, e a conservação da quantidade de movimento só pode ocorrer nesse tipo de situação.
Por: Marina Assis
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/quantidade-de-movimento-impulso-e-conservacao.htm
Por: Marina Assis
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/quantidade-de-movimento-impulso-e-conservacao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário