sexta-feira, 2 de novembro de 2012

II Feira de Conhecimentos do Colégio Maria Montessori


Nos dias 17,18 e 19 de outubro foi realizada a II Feira de Conhecimentos no Colégio Maria Montessori. Dentre as várias apresentações ocorreram seminários sobre a X Saída de Campo Interdisciplinar.



O seminário apresentado por nós (Letícia Oliveira e Marina) juntamente com outros 4 colegas da 1ª série do Ensino Médio teve como a matéria abordada: biologia, onde explicamos sobre alguns locais que visitamos: CEPLAC, CETAS e Ilha dos Aquários.

CEPLAC


CETAS




Ilha dos Aquários




Ficamos cada um com uma parte:

Letícia Oliveira - Fiquei encarregada de falar um pouco sobre o seringal, que encontramos no CEPLAC. Como sabemos é da seringueira que retiramos o látex, do qual é feito a borracha. Expliquei um pouco sobre o processo de retirada deste material. Citei também sobre a laranja gigante que nosso guia nosso guia nos apresentou.


 

Em nossa visita ao Ceplac, o guia turístico nos apresentou uma laranja gigante que foi fruto de uma inseminação que de uma certa forma não foi bem sucedida. A laranja nasce com seu mesocarpo, a parte branca, ocupando a maior parte e tendo pouco “suco” . Mas para que não houvesse o desperdício descobriram uma utilidade para essa parte , que é para fazer doces.

Marina Assis - Dando continuidade ao trabalho referente a Ilha dos Aquários introduzido pelo colega Lucas Soares, falei sobre duas grupos de animais marinhos: os cnidários e equinodermos. Os cnidários possuem formas denominadas polipos e medusas, alimentam-se de crustácios e plâncton e pertencem ao grupo as águas-vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas portuguesas. Já os equinodermos são dotados de um endoesqueleto revestido por calcário e muitas vezes providas de espinhos, alimentam-se de pequenos animais e plancto e pertencem ao grupo os lírios do-mar, os pepinos-do-mar, os ouriços do-mar e as estrelas-do-mar.

Estrela do mar - Equinodermo



Caravela - Cnidários

                                               

Por : Letícia Oliveira e Marina Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário